Ativa o contraste alto para melhor visualização.
Ativa uma fonte especial para facilitar a leitura.
Aumenta o tamanho da fonte dos textos.
Reduz o tamanho da fonte dos textos.
Navegue rapidamente com o teclado ou clique.
Assessoria Comcam
Prefeitos da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) reforçaram ao deputado federal Toninho Wandscheer (PP), coordenador da Bancada Paranaense em Brasília, e ao deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a reivindicação da destinação de R$ 15 milhões em recursos do Orçamento Geral da União, via Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom) para aquisição de uma frota de máquinas para trabalhos de pavimentação asfáltica em estradas rurais nos municípios da região.
O documento, assinado e reconhecido em cartório, já foi entregue à Bancada Federal em Brasília e ao Ministério do Desenvolvimento no mês de fevereiro. Com a verba, os gestores querem fazer a aquisição via Condescom de uma carreta semi-reboque, máquina fresadora asfáltica, caminhão coletor a vácuo, distribuidor de agregado, vibroacabadora, usinas de asfalto e artefatos, rolo pneumático e um britador de pedras.
Com a aquisição da frota, de acordo com o presidente da Comcam, Same Saab, prefeito de Iretama, os gestores poderão dar início na região ao projeto de pavimentação asfáltica de estradas rurais. “A aquisição dessas máquinas é essencial para a pavimentação rural”, afirmou, ao reiterar a necessidade urgente de investimentos na pavimentação e melhoria das estradas vicinais, uma demanda recorrente dos gestores municipais.
O presidente do Condescom, Fábio D’ Alécio, prefeito de Ubiratã, lembrou que, após uma reunião da bancada em 2024 em Brasília, o colegiado de prefeitos da região da Comcam se organizou para estruturar um pleito unificado, visando a alocação de uma única emenda de bancada de grande valor. O gestor disse que o objetivo é potencializar os recursos disponíveis, aproveitando a estrutura já existente do consórcio e adquirindo novos equipamentos para execução das obras de infraestrutura com mais eficiência.
O projeto irá beneficiar diretamente os municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Boa Esperança, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janíopolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador e Terra Boa. “A união dos amigos prefeitos neste pleito representa um marco na gestão integrada dos municípios, consolidando uma estratégia eficiente para avanços significativos na qualidade de vida da população”, observou D’Alécio.
Nessa quinta, os prefeitos também participaram de uma reunião na Casa da Cultura com o deputado federal Toninho Wandscheer e Alexandre Curi para reforçar o pedido. Same Saab destacou que hoje toda a produção que sai das propriedades rurais é escoada pelas estradas rurais e que investimentos nessa área, principalmente a pavimentação asfáltica, irão gerar um desenvolvimento muito grande nos municípios, motivando os produtores a continuar na atividade.
“O momento exige que os governos municipal, estadual e federal tenham políticas públicas voltadas exclusivamente ao meio rural. Hoje os municípios necessitam de asfalto nas estradas rurais. Essa é uma preocupação de todos os prefeitos da Comcam”, argumentou o líder político.
ANEXOS:
Não Possui Anexos